Artesanato no Brasil

Depois de conversarmos sobre a reciclagem e todo o benefício que isso dá para a sociedade, é hora de focarmos no artesanato, um derivado existente e possibilidade somente da reciclagem ou de reaproveitamento de materiais.

Mas, o que é artesanato? É um trabalho manual ou manufaturado que se utiliza de matéria prima natural, reciclada, reaproveitada ou feita pelo próprio artesão, que é quem produz o artesanato. Artesanato é tudo aquilo que foge da produção em massa e da indústria, sendo conhecido como a cultura popular do mundo.

No Brasil, o artesanato é muito forte em diversas regiões beira mar e históricas do nosso país.

Geralmente o artesão é dono do próprio local em que produz sua arte. Não é algo que tenha uma linha de produção, sendo produzido em pequenas quantidades e nunca uma peça é igual a outra, mesmo que seja no mínimo detalhe a diferença.

A arte é passada de família em família e serve como sustento para todos. É algo bem regional e sempre com foco na arte como principal característica da peça.

Podemos encontrar vários itens de decoração que são derivados do artesanato como enfeites de parede, bibelôs, cerâmica, vasos, panos, porta retratos e muitos outros.

artesanato-com-botoes-passo-a-passo-5

Na compra desses itens o valor é sempre barato, os itens são únicos e encontrados em lugares pacatos e que vendem algo típico da região e tem um significado único. Como por exemplo, você pode comprar artesanato em Florianópolis com esculturas do pescadores que vieram das ilhas de Açores e colonizaram aquele local, que até hoje moram ali.

Quer saber mais sobre artesanato? Veja o site Atelier As Meninas que separamos para você que tem umas ideias bem legais que você pode começar na sua casa com os itens que possivelmente vai jogar fora e podem render uma renda extra no final do mês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *