Brasil tem muitos IPs mas qualidade de internet ruim

O ranking de internet brasileiro é vergonhoso. Mais uma das coisas no Brasil que parece não caminhar e nem mesmo sofrer alterações. De acordo com uma pesquisa feita pela empresa que lidera servidores para grandes empresas como a Netflix e Facebook analisou mais de 800 milhões de IPs em 242 países com objetivo de calcular a qualidade da internet.

A velocidade média da internet no Brasil é de 3,6 megabits por segundo  o que não chega nem mesmo a ser banda larga que é a partir de 4 Mpbs e bem longe da média global que é de 5,1 Mpbs. O Brasil está na colocação 93°. Da América Latina o segundo pior, atrás somente da Venezuela que tem os ridículos 1,5 Mpbs.

a-internet

A Adesão a internet também é um problema no Brasil. Apesar do “boom móvel” ter se instalado a maioria dos telefones celulares só ficam conectados a wifi de locais residenciais ou comerciais e não fazem uso de dados móveis, simplesmente porque não funcionam.   A velocidade realmente veloz é desfrutada somente por 2,2% dos brasileiros com o privilégio de mais de 10Mpbs por segundo.  Para se ter uma noção essa proporção nos estados unidos é de 46% da população e não é somente porque lá existem muito mais empresas que oferecem o serviço de conexão em relação a outros  países sub desenvolvidos o indice brasileiro continua a ser  constrangedor:

  • Uruguai bate 7,7% com velocidade veloz
  • O Chile fica com 7,1%
  • O México em 6,4%
  • A Argentina também vem a frente com 3,1%

A dificuldade de se estabelecer na comunidade digital no Brasil será muito maior do que se imagina se continuar a andar neste ritmo lento, será visível a demora para ascender em tecnologias móveis ou serviços básicos de streaming que são tendência para os próximos anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *