Reciclagem – O que é?

downloadUm dos processos mais conhecidos e comuns aqui no Brasil, é a reciclagem. Mas, o que é a reciclagem? A reciclagem nada mais é que o processe de reutilizar materiais que comumente poderiam ser jogados fora, para construir outros itens ou serem reaproveitados para outra utilidade, podendo dar vida a novos utensílios. Esse procedimento consegue reduzir o consumo e uso de matérias primas, diminui a utilização de energia assim como a poluição do ar, água e outros derivados da natureza.

Um dos pontos importantes da reciclagem, é a redução de lixo produzido nos aterros sanitários e lixões espalhados pelas cidades. É algo essencial na sociedade que vivemos atualmente pois é o terceiro componente dos famosos R’s – Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Mas quais são os materiais que são considerados recicláveis? Na verdade são muitos! Veja só: Vidro, metal, papel, plástico, tecidos no geral, componentes eletrônicos. A reutilização de detritos biodegradáveis como lixo de cozinha, lixo orgânico ou de jardim, é considerado um tipo de reciclagem também.

Por isso é tão importante separar o lixo em reciclável e orgânico. O que pode ser reciclado vai diretamente para um centro de reutilização desse material, economizando custos e materiais. O orgânico tem seu fim destinado a outras coisas como adubagem.

lixo

Podemos ver vários exemplos de reciclagem no nosso dia a dia, como por exemplo, o papel da sua impressora. Se ele for de uma cor parda, provavelmente é papel reciclado. Artesanatos também geralmente são derivados de material reciclável como garrafas pet, sacos plásticos, pedaços de madeira que podem ser reaproveitados, caixinhas de leite e tantos outros itens que são comuns no nosso dia a dia.

Por isso, fique atento ao separar seu lixo, sua contribuição pode parecer pequena, mas faz um diferença e tanto para quem vive de reciclagem no final das contas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *